Auditores em Discussão
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
@somosauditores
@somosauditores
Administrador
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/07/2019
Cidade : Pará
https://instagram.com/somosauditores

Limites da Governança Corporativa Empty Limites da Governança Corporativa

Ter 23 Jul 2019, 18:46
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Se a governança corporativa consiste, precisamente, na criação de mecanismos tendentes à minimização da assimetria de informação existente entre a gestão e os detentores da propriedade ou de interesses relevantes. Em uma organização em que haja Conselho de Administração, você acha que a Diretoria Executiva faz parte da estrutura de governança corporativa?
BrunoCassiano
BrunoCassiano
Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/07/2019

Limites da Governança Corporativa Empty Re: Limites da Governança Corporativa

Sáb 27 Jul 2019, 15:24
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Sim, dessa forma a atuação da diretoria estará de acordo com os interesses dos sócios e stakeholders da organização. Dentro dessa estrutura de governança haverá uma série de regras, legislações, processos a serem cumpridos, as quais a diretoria executiva deverá estar alinhada.
Dheymia Lima
Dheymia Lima
Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/07/2019
Cidade : Belém

Limites da Governança Corporativa Empty Re: Limites da Governança Corporativa

Sáb 27 Jul 2019, 21:33
Em meu entendimento, a Diretoria Executiva faz parte tanto da estrutura de governança quanto da estrutura de gestão. Em termos de hierarquia, acredito que ela está no mais alto nível da gestão e mais baixo da governança. Segundo o TCU em seu Referencial de Governança:
   
Tribunal de Contas da União escreveu:
Enquanto a gestão é inerente e integrada aos processos organizacionais, sendo responsável pelo planejamento, execução, controle, ação, enfim, pelo manejo dos recursos e poderes colocados à disposição de órgãos e entidades para a consecução de seus objetivos, a governança provê direcionamento, monitora, supervisiona e avalia a atuação da gestão, com vistas ao atendimento das necessidades e expectativas dos cidadãos e demais partes interessadas.
  
Limites da Governança Corporativa Captur10

Nesse contexto, a diretoria executiva também é responsável por avaliar, direcionar e monitorar, internamente, a empresa. Por outro lado o presidente é o principal responsável pela gestão da organização, enquanto os diretores são responsáveis por estabelecer políticas e objetivos e prover direcionamento para a organização.
Conteúdo patrocinado

Limites da Governança Corporativa Empty Re: Limites da Governança Corporativa

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos